calibração

Quando não avaliamos o comportamento do erro de medição ao longo do tempo aumentamos o risco de problemas e o risco de tomar decisões erradas.
Se um instrumento ou equipamento de medição apresentar um erro e ele não é conhecido, esse erro estará no processo e afetará decisões, produtos, preparações e análises.

A RPCK calibra, entre outros, os equipamentos médicos como:

O Desfibrilhador Automático Externo (DEA) é um aparelho electrónico portátil que diagnostica automaticamente as, potencialmente letais, arritmias cardíacas de fibrilhação ventricular e taquicardia ventricular em um paciente. Além de diagnosticar, ele é capaz de tratá-las, através da desfibrilhação, uma aplicação de corrente elétrica que para a arritmia, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal.

O monitor multiparamétrico de sinais vitais é um equipamento que faz a leitura dos sinais vitais do paciente, indicando em tempo real para a equipe médica, através das informações na tela e de alarmes visuais e sonoros, qual a sua condição de saúde atual do paciente.

Podendo ser utilizado para atendimento humano adulto, pediátrico e neonatal, bem como para atendimento veterinário, o monitor multiparâmetro de sinais vitais é presença obrigatória em:

  • setores de emergência (pronto-socorro e clínicas);
  • unidades de terapia intensiva (UTI) ou semi-intensiva;
  • ambulâncias, principalmente UTIs móveis;
  • salas de recuperação pós-cirúrgica;
  • centros cirúrgicos;
  • ambulatórios.

Um ventilador mecânico é uma pequena máquina usada para auxiliar a respiração de pessoas com doenças respiratórias graves com impacto nos pulmões – como a pneumonia ou a covid-19.

O aspirador de secreção hospitalar é um sistema usado para realizar aspiração de secreções como sangue, vómito, etc…

Os termómetros de infravermelhos são sensores capazes de aferir a temperatura de corpos ou superfícies através da radiação emitida por eles, a medição da temperatura é feita de modo que o sensor não precisa tocar a superfície.

Um oxímetro de pulso é uma pequena unidade que deve ser colocada no dedo, ou um dispositivo portátil que pode ser fixado ou adaptado também no lóbulo da orelha.

Feixes de luz do equipamento passam através do sangue (no dedo ou lóbulo) para medir a percentagem do transporte de oxigénio. Este método também proporciona a leitura da frequência cardíaca (pulso).

Quer lhe tenha sido diagnosticada hipertensão (também conhecida como tensão alta), quer queira manter um registo da sua saúde, um medidor de tensão arterial é um aparelho obrigatório a ter em casa para manter os seus valores sob controlo.

calibração de equipamentos médicos

Garantia de confiabilidade  e otimização da utilização dos equipamentos

A calibração garante que o funcionamento dos equipamentos atenderá às especificações do fabricante. Tanto para os equipamentos críticos, que podem causar danos ao paciente, quanto os menos críticos, todos devem ser calibrados frequentemente.

A periodicidade dessa atividade dependerá de cada modelo específico e da capacidade do equipamento de  perder a precisão na medição dos dados. A calibração também servirá posteriormente para otimizar a utilização dos equipamentos e assegurará a continuidade dos serviços assistenciais.

Maior segurança para o paciente

Um equipamento calibrado garante que os resultados obtidos são muito mais próximos às alterações reais nas condições do paciente. Nesse sentido, a identificação do diagnóstico, os parâmetros laboratoriais e as imagens obtidas provenientes dos equipamentos poderão ser interpretados pelos profissionais de saúde com mais certeza.

Com instalações técnicas em Aveiro

actuamos em todo o território nacional

NORMAS

O Conselho Nacional para a Qualidade, seguindo as referências da Organização Internacional de Metrologia Legal, expõe de uma forma muito directa e concisa, a importância da calibração e manutenção dos instrumentos de medição, no documento anexo.